Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

14 de out de 2011

Programa Brasil sem Miséria comprará sementes crioulas de agricultores familiares


Os agricultores familiares vão poder vender sementes para o governo federal. A novidade será detalhada na próxima sexta, dia 14, durante o lançamento do Programa Brasil Sem-Miséria para a região Sul.


Além da compra de sementes produzidas pela Embrapa, que deve beneficiar dez mil agricultores, o ministério vai lançar um edital nacional, no próximo dia 17, para que os pequenos produtores possam vender para o governo as sementes crioulas de milho, feijão e hortaliças, que por sua vez serão usadas por outros agricultores.

O Plano Brasil sem Miséria tem peculiaridades em cada região do país. Para o Sul, a prioridade é atender mais pessoas. Em todo o país, 800 mil famílias ainda precisam ser incluídas no programa. O foco do governo também está na agricultura familiar. A ideia é impulsionar a compra de sementes produzidas pelos pequenos produtores.

- Nós vamos juntar os dois lados. Os agricultores familiares que produzem hoje sementes de alta qualidade vão ter um mercado para a oferta dessas sementes. Por outro lado, a população extremamente pobre, em especial, do Nordeste do Semi-árido, vai poder receber sementes de qualidade, gratuitamente pelo Estado - disse a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

Outra novidade é que os supermercados da região Sul passarão a comprar mais produtos da agricultura familiar.

- Isso melhora para todo mundo, ganha o consumidor com produtos de qualidade, o agricultor familiar conseguindo ofertar seu produto e a rede de supermercardos que terá mais oferta e variedades - explicou Tereza.
O evento acontece na próxima sexta e sábado, dias 14 e 15, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e contará com a presença dos governadores dos três Estados da região. (...)

Fonte: Ruralbr, 07/10/2011.

Nenhum comentário: