Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

4 de jan de 2012

Áreas assessoradas pela TIJUPÁ recebem visita de agricultores/as e Técnicos do MIQCB

Agricultores/as assentados/as e técnicos/as do Programa de ATES/INCRA-MA executado pelo MIQCB visitam assentamentos assessorados pela TIJUPÁ / ATES / INCRA-MA


Entre os dias 29 e 30 de novembro (2011) a TIJUPÁ e os/as assentados/as do PA Rio Pirangi e São João do Rosário receberam a visita de intercâmbio de assentados/as e técnicos/as do MIQCB para conhecer as experiências com SAFs (Sistemas Agroflorestais) e Meliponicultura (criação de abelha nativa). Participaram da visita 20 agricultores/as e 10 técnicos/as do MIQCB dos PA’s Cit/Novo Horizonte, Orcaisa e Conceição do Salazar do município de Codó(MA). Os povoados visitados foram Patizal do PA Rio Pirangi em Morros (MA) e Cajazal no PA São João do Rosário em Rosário (MA), no primeiro foi visto a experiência com SAF desenvolvida pelas famílias em seus quintais, sendo oferecido um lanche com as polpas de frutas do sistema, neste povoado tem 08 famílias desenvolvendo atividade com SAF e com beneficiamento de frutas. Na segunda visita em Cajazal, o intercâmbio foi no Meliponário de Eugênio Nascimento ( o Dotor) que com sua família maneja cerca de 50 colônias. Dotor e Mundinha também manejam uma área com SAF além de horta.
Os/as assentados/as gostaram muito do que viram e fizeram uma reflexão de como com o aumento da biodiversidade através dos SAFs e meliponicultura podem contribuir para uma melhoria do ambiente e do aumento da diversificação da produção.
E a rodada do intercâmbio continua, está sendo programada para o próximo ano a visita de agricultores/as assessorados pela Tijupá nos municípios de Codó e Timbiras para conhecimento do trabalho realizado pelos agricultores/as na organização de feiras mensais para comercialização de seus produtos.



Grupo de Codó que participou da visita.

Nenhum comentário: