Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

26 de jan de 2012

Consea envia exposição de motivos à presidenta Dilma sobre o Programas de Cisternas

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) enviou à presidenta Dilma Rousseff, na última quinta-feira (19), uma exposição de motivos sobre os termos de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC). 

Assinada pelo presidente do órgão, Renato S. Maluf, a primeira exposição de motivos deste ano foi aprovada no último dia 10, em reunião específica dos representantes de entidades da sociedade civil na Mesa Diretiva do Conselho. O Consea é composto em 2/3 por conselheiros da sociedade e 1/3 são representantes do governo federal.

De acordo com os conselheiros da sociedade civil, em função dos “excelentes resultados produzidos na execução conduzida pela AP1MC, o Consea manifestou-se, por meio de diversas recomendações, discutidas e aprovadas em plenária, pela continuidade e ampliação [da parceria MDS/AP1MC] ”. 

Segundo o documento, o Consea “reconhece a eficiência da atuação da AP1MC para viabilizar o acesso à água e para melhorar as condições de convivência com o semiárido, requisitos fundamentais para a segurança alimentar e nutricional de 38 milhões de pessoas, distribuídas em 11 estados brasileiros”.

Entre outros itens, os conselheiros representantes da sociedade civil também propuseram uma meta de 150 mil cisternas anuais para a parceria MDS/ASA e a ampliação da participação da sociedade civil na elaboração e implementação dos programas relacionados à segurança alimentar e nutricional.

“Ao apresentar esta proposição”, conclui o presidente Renato S. Maluf, “consideramos que o Consea cumpre seu papel de pronunciar-se sobre questões prioritárias na perspectiva da consolidação da Soberania e da Segurança Alimentar e Nutricional e da promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, especialmente no que se refere ao direito de acesso à água para consumo e produção”.

Veja na íntegra da Exposição de Motivos no link abaixo.
http://www4.planalto.gov.br/consea/exposicao-de-motivos/2012/termo-de-parceria-entre-o-ministerio-do-desenvolvimento-social-e-combate-a-fome-mds-e-a-associacao-programa-um-milhao-de-cisternas-ap1mc


Fonte: Ascom/Consea

Nenhum comentário: