Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

27 de jun de 2012

SOJA TRANSGÊNICA ESTERILIZA MULHERES





Cientistas russos alertam por meio da Associação Nacional para a Segurança Genética da Rússia, que alimentação com soja GM (Geneticamente Modificada) causa esterilidade até a terceira geração, como também a aumento da mortalidade de fetos.
Esta descoberta foi a partir de pesquisas com outros mamíferos, entre eles os que apresentaram resultados mais significativos foram os suínos. Lembre-se que o suíno é um dos mamíferos com quem temos mais similaridade genética (insulina usada em humanos, por exemplo, é removido do pâncreas deste animal).
Não é de hoje que é de conhecimento da comunidade científica internacional que o consumo de alimentos GM tem aumentado significantemente o o aparecimento de câncer e deformidade em fetos, entre outras doenças como alergias, diminuição da imunidade, entre outros.
Mesmo com todas essas provas, nossos representes políticos são incapazes de acabar com a comercialização de plantas GM ou de pelo menos aumentar o rigor da fiscalização e rotulagem, ao contrário, cada vez mais fortalecem as empresas desse setor que por sua vez tem forte lobby junto a parlamentares, governantes e cientistas. 
E no final das contas, quem será responsável pelo aumento de câncer em crianças e pelo aumento de infertilidade?
Essa questão (consumo de alimentos transgênicos) esta totalmente ligado ao poder dos consumidores/as. São as pessoas comuns que têm que tomar uma atitude e se informar melhor sobre os alimentos GM, atentando para produtos que possuam a rotulagem como transgênicos e observando também quem são os políticos que defendem os transgênicos...


Links para mais informações sobre as pesquisas e matérias:

Alguns exemplos de alimentos contendo transgênicos:




Mais informações:



2 comentários:

CBA - 2011 disse...

Eu já não sei mais o que fazer! Envio apenas a mais recente descoberta: as rações para gatos da marca whiska, Friskie, Bill Cat, e Sabor e Vida, TODAS contem transgênicos. Procuro urgente por rações que não a contenham e acho que devemos iniciar uma campanha Permanente contra os Transgênicos como a que estamos fazendo contra os agrotóxicos. Se souber de raçoes limpas por favor me avise!

Associação Agrecológica Tijupá disse...

Caro/a Amigo/a,
Realmente se estabeleceu um cartel com relação a ração, quase todas com transgênicos. Pesquisando encontrei uma ração produzida no sul pais a base de arroz,sendo aparentemente são transgênica, visite o site e veja se tem na sua região (http://www.blueville.com.br/produtos/percy.htm). Outra solução é produção de ração caseira, segue receita de site: http://upacfortaleza.wordpress.com/artigos/alimentacao-receitas-caseiras-para-gatos/ Abraços, Fabio - Cá Prá Nós