Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

22 de ago de 2012

Servidores do Incra fazem 'velório' da reforma agrária



POR VALQUÍRIA FERREIRA
Jornal Pequeno
Foto: Francisco Silva

Há 63 dias em greve, os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Maranhão (Incra-MA) fizeram um velório simbólico das ações e dos programas da reforma agrária no Maranhão. O ato aconteceu na manhã de ontem (20), em frente à sede do Incra, no Anil.

De acordo com Hulda Rocha, vice-presidente da Associação dos Servidores do Incra (Assincra), o velório representa a insatisfação da categoria, que está a dois meses em greve e ainda não recebeu uma proposta do governo federal.

“Queremos mostrar que o governo federal não se importa com a reforma agrária, pois não há investimento no setor, apenas discurso. Também estamos preocupados com o grande número de servidores do Incra que vão se aposentar, e ainda não foi sinalizada a realização de concurso público para o preenchimentos das vagas”, disse a sindicalista.

Segundo a assessoria de Comunicação do Incra, até o fim de 2012, 214 servidores do Maranhão (63,49% do quadro) estarão em condições de se aposentar (63,49% da categoria). O quadro de funcionários no Maranhão ficaria reduzido para 123 servidores.

Durante o ato de ontem, a categoria realizou um cortejo pela Avenida Santos Dumont e o velório diante da sede do Incra.

Uma reunião estava marcada para tarde de ontem, em Brasília, na qual o governo federal apresentaria uma proposta aos grevistas.

Os servidores reivindicam reposição de trabalhadores aposentados, com a realização de concursos públicos; reestruturação do Incra, com criação de novas diretorias e unidades avançadas; inclusão efetiva da reforma agrária na agenda do governo federal, com disponibilização orçamentária e financeira compatível com as atividades desempenhadas pelo Icra; reestruturação das carreiras dos cargos em Reforma e Desenvolvimento Agrário e Perito Agrário, de acordo com a proposta de equiparação com servidores do Ministério da Agricultura; e reforma do prédio do Incra/MA, no Anil, que tem parte das instalações comprometidas, devido à proliferação de cupins.

Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/2012/8/21/servidores-do-incra-fazem-velorio-da-reforma-agraria-211968.htm

Nenhum comentário: