Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

21 de nov de 2012

Discussão sobre alimentos transgênicos abre segundo dia do Congresso de Direito do Consumidor

O segundo dia do Congresso Internacional de Direito do Consumidor começou com uma discussão sobre segurança alimentar e alimentos transgênicos. O promotor de Justiça de Goías Murilo de Moraes e Miranda, presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), falou sobre a necessidade de mais pesquisa para saber sobre os efeitos dos alimentos nos seres humanos.

Ele destacou que os alimentos transgênicos deveriam ser tratados como os medicamentos, sendo liberados para o consumo após muitos anos de pesquisa. O promotor também falou que a biogenética evoluiu bastante nos últimos anos, mas não a bioética. “É preciso discutir a bioética de fazer novos seres”, disse.

Murilo Miranda dissertou ainda sobre os diversos direitos que estão relacionados com os alimentos transgênicos, como o direito ao meio ambiente saudável, á segurança, à educação para o consumo e à informação, destacando a importância de informar a população sobre alimentos geneticamente modificados. “Metade da população não sabe o que são transgênicos”, afirmou.

Outro ponto destacado foi a necessidade de fiscalização por parte do poder público dos alimentos transgênicos. “A origem do alimento precisa ser rastreada”, concluiu.

Fonte: http://www.mp.pb.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4301%3Adiscussao-sobre-alimentos-transgenicos-abre-segundo-dia-do-congresso-de-direito-do-consumidor&catid=37%3Aconsumidor&Itemid=122

Nenhum comentário: