Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

17 de jul de 2013

Subscreva o Apelo: Piquiá quer viver!



Pedimos sua ajuda: assine a campanha 'Piquiá quer viver!'. Chega de poluição matando os 1.100 moradores de Piquiá de Baixo, chega de desculpas para atrasar o reassentamento deles!
Piquiá de Baixo é o bairro industrial de Açailândia-MA, poluído há 25 anos por cinco siderúrgicas e a empresa mineradora Vale. 350 famílias sofrem por terem as indústrias “no quintal de sua casa”.
Febre, falta de ar, coceira, alergias, câncer: o lucro vai para poucos, mas esses danos são para todos.
Piquiá luta há sete anos para fugir da poluição. Não conseguindo tirar as empresas, a única solução foi um processo coletivo de reassentamento, numa área livre e digna.
A luta do povo avançou muito, conseguiu parceiros e apoios no Brasil e no mundo. Uma equipe de arquitetos já terminou o projeto habitacional. A equipe de suporte jurídico já articulou o apoio econômico do Governo Federal.
Agora, é só a pequena prefeitura de Açailândia que está atrasando o processo todo.
Ajude os moradores de Piquiá de Baixo, manifeste sua indignação à prefeita de Açailândia e à governadora do Maranhão, peça conosco: “Piquiá: reassentamento já!”
Associação Comunitária dos Moradores do Pequiá, apoiada pela Aliança Internacional de Habitantes

Um comentário:

Regilma de Sant´ana disse...

Compartilho da luta do meu povo de Piquiá debaixo.... sinto saudades pela distancia, mas seguimos firmes apoiando a campanha Piquiá quer viver! Manifestem-se .... eu e muitos amigos já manifestamos...