Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

8 de ago de 2013

Feira Agroecológica de Rosário: produtos da agricultura familiar sem agrotóxicos vendidos a preços populares



A 2ª Edição da Feira Agroecológica de Rosário foi um sucesso!!!


Os 20 agricultores/as familiares dos PAs (Projetos de Assentamento) Tingidor e Renascer estão de parabéns pela variedade de produtos e grande animação. A Feira aconteceu no dia 06 de agosto e iniciou por volta de 6hs da manhã, mas desde o dia anterior os agricultores/as e a equipe da TIJUPÁ, que assessora estas famílias, estavam envolvidos com a organização dos produtos e com a logística. Ainda buscando as condições ideais de infraestrutura, esse espaço de comercialização vai se consolidando e se configurando como ponto de referencia para o consumo de produtos saudáveis em Rosário. 


 
Com a marca da agricultura familiar e da produção agroecológica os/as agricultores/as familiares vão, aos poucos, ocupando espaço no abastecimento local e reafirmando a importância de espaços de comercialização mais justos e solidários onde os/as últimos/as expõem seus produtos e a população local possa adquiri-los a um preço acessível. 



 
 
A Feira ocorre a partir da necessidade dos agricultores/as familiares, e o apoio da TIJUPÁ em garantir as condições para a participação destes/as a partir de recursos do contrato de ATER para as áreas de Reforma Agrária firmado com o INCRA(MA). A Feira também  conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Rosário na divulgação (carro de som) e parte da infra estrutura. 



 
A maior grandeza deste espaço consiste na diversidade de produtos, na política de preço justo e solidário e, sobretudo, na animação e envolvimento de cada agricultor e agricultora. Como exemplo temos o Sr. Pinduca do PA Renascer que fez a propaganda e animação durante a feira “daqui uns dias nossa feira vai ocupar todo esse espaço aqui... com a nossa força e o apoio TIJUPÁ” e continuou cantando um forrozinho dos bons para animar e chamar a freguesia. 


E assim seguimos... com os agricultores/as familiares protagonizando e consolidando espaços de comercio justo, solidário em defesa da agricultura familiar no Maranhão e da agroecologia como modo de vida. 



 
A tempo: a próxima Feira Agroecológica de Rosário está marcada para o dia 27.08.2013 (terça-feira) no mesmo local - em frente o Terminal Rodoviário. Sintam-se todos convidados/as a construir o comércio justo e solidário, gerando renda no município, fortalecendo nossa agricultura familiar, a preservação de nossa biodiversidade e, ao mesmo tempo, consumindo os produtos saborosos e saudáveis da nossa terra!   


Por Regilma de Santana (Associação Agroecológica Tijupá)

Nenhum comentário: