Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

18 de nov de 2013

Despejo em Alto Alegre do Maranhão expulsa duas comunidades rurais.

O Juiz Marco Aurélio Barreto Marques, titular da Comarca de São Mateus, manda despejar trabalhadores rurais de Campo do Bandeira e Arame.

O despejo ocorreu hoje de manhã, com o aval do Secretário de Segurança, Aluísio Mendes. As famílias despejadas estão abrigadas no sindicato de trabalhadores rurais de Alto Alegre do Maranhão.

Os imóveis estão sendo reivindicados pela empresa Companhia Cachucha Agropastoril.
Muito embora o Iterma já houvesse regularizado a gleba denominada Arame, com 335 hectares, desde julho de 2013, e área do Campo do Bandeira esteja na fase final da regularização, o Poder Judiciário local resolveu intervir em favor da empresa, desconhecendo que as terras pertencem ao Estado do Maranhão.

As informações acerca da propriedade das áreas estão no processo e revelam que na verdade a empresa está grilando terras públicas. Esse não é o primeiro despejo que essas comunidades enfrentam. Eram povoados tradicionais, que habitavam em terras públicas, vivendo do plantio de roças, quando foram arrancados de seus sítios por determinação do Poder Judiciário.

 

Nenhum comentário: