Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

17 de dez de 2013

1ª FEIRA AGROECOLÓGICA DE CACHOEIRA GRANDE/MA


No último dia 05 de dezembro foi realizada a 1ª Feira Agroecológica de Cachoeira Grande/MA, da qual participaram 17 agricultores e agricultoras assentados/as dos municípios de Cachoeira Grande - PA Pedra Suada (comunidades: Capim-Açú, Água Azul e Onça do Zé Miguel) - e Presidente Juscelino - PA Vila Nova/Água Branca (comunidade Água Branca), PA Tauá/Santa Terezinha (comunidade Catarina) e PA Tingidor (comunidade de Mata dos Caboclos).



A Feira Agroecológica de Cachoeira Grande é mais uma iniciativa que, juntamente com as feiras congêneres já realizadas em Morros, Rosário e Presidente Juscelino, vem para fortalecer a  construção do Circuito de Feiras Agroecológicas do Munim, que é uma rede de comercialização solidária formada por agricultores/as e suas organizações (formais e informais) e organizações de assessoria que trabalham na perspectiva da agroecologia e da economia solidária na Microrregião de Rosário.  


Os agricultores e agricultores trouxeram aos/as consumidores/as grande diversidade de produtos, in natura e processados, dentre os quais: mirim, mangaba, buriti, acerola, tapioca, farinha, castanha de caju, hortaliças diversas, acerola, jaca, bacaba, azeite de mamona, corante de urucum, doces,  polpa de frutas , entre outros. As feiras agroecológicas municipais, mais do que um espaço de comercialização, vêm sendo um espaço de troca de conhecimentos, de valorização dos produtos da agricultura familiar e dos saberes locais. São espaços em que se constroem laços permanentes de confiança e solidariedade entre produtores/as e consumidores/as, tendo em vista que os primeiros ofertam alimentos produzidos em sistemas agroecológicos, sem venenos, respeitando a diversidade genética da fauna e flora local, empregando boas práticas de manipulação no beneficiamento de produtos alimentares e, os consumidores/as, por sua vez, estão ávidos por alimentos saudáveis e podem “matar a saudade” de saberes e sabores que não provam desde sua juventude ou infância, tendo em vista a  monopolização dos produtos vindo de outros estados nos equipamentos públicos de abastecimento local, carregados de agroquímicos, de práticas nocivas ao meio ambiente e violação de direitos humanos que são características da produção oriunda do agronegócio. Iniciativas como estas, impactam ndiretamente na  geração de renda, na segurança alimentar e nutricional, fortalecem a autoestima dos agricultores/as e sociobiodiversidade local.

Em sua primeira experiência de comercialização direta ao consumidor/a estes agricultores/as conseguiram alcançar uma receita que  permitiu a formação de um fundo com o qual vão reinvestir e melhor estruturar essa nova iniciativa de comercialização que rompe com a lógica do atravessamento que ao longo dos anos explorou estes produtores/as pagando preços irrisórios pelos seus produtos, ficando com toda e qualquer margem de lucro. 

As mulheres agricultoras, mais uma vez foram as grandes protagonistas com 80% de participação entre os produtores/as presentes, demonstrando a garra e a coragem com que cuidam da terra e produzirem tanta riqueza e diversidade alimentar. A Feira Agroecológica de Cachoeira Grande é uma realização da Associação Agroecológica Tijupá e agricultores/as parceiros /as na promoção da agroecologia na região e conta com o apoio do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cachoeira Grande. A próxima está prevista pra Janeiro de 2014, com data a ser definida. 

        


Nenhum comentário: