Bem vindo ao Cá Prá Nós!

É com prazer que apresentamos o Cá Prá Nós, uma iniciativa de divulgação das ações da TIJUPÁ e das principais notícias e articulações dos campos da Agroecologia, Economia Solidária, Reforma Agrária, Segurança Alimentar, entre outros temas. O Cá Prá Nós é uma versão on line do informativo impresso da TIJUPÁ que circulou no início dos anos 90.
Esperamos que gostem!
Equipe da TIJUPÁ

11 de fev de 2014

FEIRA AGROECOLÓGICA DE ROSÁRIO - 2014


Iniciada no dia 09 de julho de 2013 a Feira Agroecológica de Rosário já se consolidou como um espaço de fortalecimento da Agricultura Familiar, fomento à produção agroecológica e de promoção do comércio justo e solidário, ofertando produtos de qualidade a preços populares para a população do município, que tem manifestado total apoio à iniciativa da Feira que é realizada quinzenalmente pela Associação Agroecológica Tijupá e agricultores e agricultoras parceiros e apoio do INCRA.

Os agricultores e agricultoras participantes tem apresentado grande variedade de produtos oriundos dos quintais, roçados, do extrativismo, enfim da rica agrobiodiversidade existente nos Projetos de Assentamento São João do Rosário, Tingidor, Renascer e Bom Jesus III. Destaque para a participação feminina que representa mais de 90% dos agricultores/as presentes. A Feira Agroecológica de Rosário, juntamente com as iniciativas similares realizadas em Morros, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino, compõem o Circuito de Feiras Agroecológicas do Munim. Mais que um espaço de comercialização, as Feiras propõem-se a ser um locus de troca de conhecimentos e de valorização dos produtos da agricultura familiar e dos saberes locais, construindo laços permanentes de confiança e solidariedade entre produtores/as e consumidores/as. 


Não a toa, o fato das Feiras ofertarem alimentos produzidos em sistemas agroecológicos, sem venenos, respeitando a diversidade genética da fauna e flora local, tem consolidado uma clientela fiel de consumidores/as ávidos por alimentos saborosos e saudáveis que não consumiam em seu cotidiano há tempos tendo em vista a monopolização do consumo de alimentos vindo de outros estados nos equipamentos públicos de abastecimento local, carregados de agroquímicos, de práticas nocivas ao meio ambiente e marcados pela violação de direitos humanos típica da produção oriunda do agronegócio.

Iniciativas como estas, impactam diretamente na  geração de renda, na segurança alimentar e nutricional, fortalecem a autoestima dos agricultores/as e sociobiodiversidade local rompendo com a lógica perversa do capital que por meio dos atravessadores, historicamente expropria a renda destes produtores/as.


A Feira vem sendo realizada quinzenalmente (sempre as terça-feira) em frente o Terminal Rodoviário de Rosário.



CALENDÁRIO FEIRA AGROECOLOGICA DE ROSÁRIO - 2014

FEVEREIRO
Dias 11 e 25
  
MARÇO
Dias 11 e 25

ABRIL
Dias 08 e 29

MAIO 
Dias 13 e 27

JUNHO – Dia 10  
(Aniversário 
de 01 ano da Feira)
  
JULHO
Dias 08 e 29

AGOSTO
Dias 12 e 26

SETEMBRO
Dias 09 e 30

OUTUBRO  
Dias 14 e 28

NOVEMBRO
Dias  11 e 25

DEZEMBRO - Dia 16 (Feira pra 
encerrar o ano com comércio justo,
solidário e defendendo a
agroecologia como modo de vida)






5 comentários:

Regilma de Sant´ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regilma de Sant´ana disse...

Que Maravilha.... as Feiras tem sido um sucesso, uma pequena mostra dos resultados da produção agroecológica e da organização social das mulheres agriculturas do município de Rosário.

Laurilene Muniz disse...

Parabéns às mulheres e a ATER do Núcleo de Rosário - contrato Nº 15.000/12 INCRA/TIJUPÁ.

Silvianete Matos da ASSEMA disse...

Nos enche de orgulho e alegria notícias como estas. As Feiras Agroecólicas sempre foram um sonho de consumo da agricultura familiar e dos movimentos sociais que praticam a Agroecologia e a Economia Solidária.
Assim como a TIJUPA no Munim, ASSEMA também está fazendo a diferença no Médio Mearim, o ano passado realizamos 3 feiras comunitárias, na comunidade rural mesmo e em 2014 apoiaremos masi 5 feiras. Pessoal parabéns

Associação Agrecológica Tijupá disse...

É isso Silvianete,
Também parabenizamos pela bela iniciativa e que outras organizações também possam viabilizar feiras agroecológicas e da Economia Solidária em outras regiões do Maranhão. Isso faz cair por terra discurso de muitos agentes públicos de que a agricultura familiar é atrasada e de que "não existe produção". Na verdade isso é uma saída fácil para não assumir a incompetência e falta de compromisso com para a implementação de políticas públicas voltadas para esse público. Parabenizamos ainda a ASSEMA pela sua importância na luta prol da agricultura familiar ao longo de todos esses anos. E vivas à agroecologia e a agricultura familiar!